A IMPORTÂNCIA DA CONDUTA NUTRICIONAL NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES NA ADOLESCÊNCIA


Os transtornos alimentares caracterizam-se como doenças demarcadas por modificações no comportamento alimentar (IDA; SILVA, 2007) e, são patologias de importância significativa clínica social, apresentando graus de morbidade e mortalidade significativos, sendo sua maior incidência em adolescentes.

Podem ser determinados por fatores genéticos, socioculturais e psicológicos, sendo considerados como transtornos biopsicossociais (MOREIRA et al., 2017), que é quando um mau comportamento se torna grave e frequente.

Os TA’s mais comuns são a Anorexia Nervosa: que é quando o indivíduo possui distorção da imagem, medo mórbido de engordar, além de apresentarem peso abaixo do adequado pela altura e idade, desidratação, entre outros fatores; 

E Bulimia Nervosa: que é quando a pessoa possui o apetite anormal e após comer de forma descontrolada e se sentir culpada, induz o vômito, sendo este o método compensatório mais utilizado. A bulimia é de difícil diagnóstico por não apresentar uma perda significativa de peso.

O nutricionista deve também entender e respeitar o tempo e os limites de cada paciente (SICCHIERI et al., 2006). Sendo os principais objetivos do tratamento da anorexia a reeducação alimentar e a reposição do peso, e da bulimia a reeducação alimentar para excluir os hábitos restritivos e a pessoa aceitar a idéia de um possível ganho de peso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O QUE VOCÊ SABE SOBRE DIABETES MELLITUS?